Guapimirim

Respire fundo. Você está na terra do Dedo de Deus!

Apenas 80 km separam Guapimirim do Rio de Janeiro.

Localizada na região Serra Verde Imperial, este pequeno pedaço de mundo transborda beleza entre a Serra dos Órgãos e a Baía de Guanabara. Além disso, essa bela região montanhosa tem mais de 80% de seu território em área de proteção ambiental e abriga um dos principais cartões postais da Serra dos Órgãos: o Dedo de Deus, um símbolo do montanhismo brasileiro.

Encante-se com as belezas do esplendoroso Pantanal Fluminense enquanto percorre rios e manguezais. Conheça os tradicionais currais de pesca, aviste aves de diferentes espécies e contemple os lindos botos-cinza, que ainda encontram vida neste pedaço de mundo. Mas, se você é do tipo aventureiro, é possível chegar a 2.275 metros de altitude por uma trilha até o cume da Pedra do Sino, o ponto mais alto da Serra dos Órgãos e de Guapi – como a cidade costuma ser carinhosamente chamada por moradores e visitantes. Que tal?

Venha desfrutar desse paraíso em tons de verde, com dias quentes, noites amenas e um povo pra lá de acolhedor. Sem contar as cachoeiras, que são um capítulo à parte dessa viagem exuberante. Descubra um destino tranquilo, perfeito para descansar e apenas relaxe.
Seja bem vindo a Guapimirim.

Circuito de Turismo Rural de Guapimirim

Um roteiro único, repleto de belezas naturais, tradições, culturas e memórias. Tudo isso embalado por aquele clima bucólico que só o interior tem. Viva momentos inesquecíveis num roteiro de três dias neste pequeno paraíso cravado entre a serra e o mar!

2 Noites & 3 Dias

icon-checkin

Check-in no Hotel Fazenda Vale do Segredo, a partir das 18h

icon-recep

Recepção de boas-vindas com quitutes e petiscos regionais

icon-noite

Apresentação da Folia de Reis “Estrela do Oriente” às 21h

icon-sol

Manhã

icon-cafe

Café da Manhã no hotel

Café da manhã com frutas e banho de rio
icon-montain

Fazenda Lagoas - 9h30min

A primeira parada fica em plena roça! Na propriedade há cultivo orgânico de aipim, milho, feijão, mamão, entre outros. Também há uma pequena produção de queijo, doces caseiros, geleias e licores de sabores especiais; como jenipapo, acerola, jambo e abacaxi. A criação agroecológica de galinhas garante ovos bem vermelhinhos e saudáveis.
Acompanhe o dia a dia da Fazenda Lagoas, troque experiências com os funcionários que vivem na região e reflita sobre os desafios da vida no campo e sua importância para a sociedade. E o melhor: uma farta mesa repleta de produtos estará à sua espera com sucos de cupuaçu, araçá e pitanga, além de outras delícias da Fazenda.
icon-food

Almoço do Rogério’s Restaurante – 12h

Já no histórico bairro Barreira, na serra de Guapimirim, um delicioso almoço preparado no fogão a lenha o aguarda no Rogério’s Bar e Restaurante. Com opção de cardápio a quilo e à la carte, a dica é experimentar o torresmo crocante e fresquinho, que é uma verdadeira delícia guapimiriense. Aproveite também para prestigiar o belo artesanato local.
Despesas com alimentação deverão ser pagas separadamente. Almoço não incluso neste pacote.
icon-sol

Tarde

icon-climb

Tour ecológico-cultural – 14h

Além de curtir um banho de cachoeira em lindos poços naturais do Rio Soberbo, onde já foram gravadas inúmeras novelas e séries da TV Globo, serão contadas algumas histórias e curiosidades sobre o bairro Barreira, que tem este nome devido à criação do primeiro pedágio (barreira fiscal) do Brasil e que, atualmente é uma das portarias da Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
icon-alambique

Alambique São Joaquim - 15h30min

Um passeio que faz a gente se sentir em casa. Assim é a maneira como Sr. Isaque e Dona Vera irão lhe receber quando chegar ao Sítio São Joaquim para conhecer a produção artesanal de cachaça. Uma experiência simples e agradável que encanta tanto quem aprecia uma boa pinga, quanto quem prefere tomar somente um caldo de cana geladinho!
Conheça plantas, árvores, temperos e até lagos com peixes nativos e amazônicos. Prepare-se para experimentar o delicioso sabor da “turbinada”, uma mistura inconfundível da branquinha com o mel da cana utilizada na produção. Tudo com um clima aconchegante e uma boa prosa!
icon-alambique

Alambique Serra Verde – 17h

Aqui, suas boas-vindas fica por conta do Sr. Fernando Mesquita, proprietário que irá lhe apresentar o processo de produção desde a colheita, passando pela moagem, controle de açúcar, fermentação, armazenamento e envelhecimento, até chegar ao processo de engarrafamento. Para encerrar o dia em grande estilo, um buffet caipira repleto de quitutes e petiscos estará à sua espera.
Retorno para o hotel às 19h.
icon-sol

Manhã

icon-cafe

Café da Manhã no hotel

icon-artezanato

Espaço do Artesanato – 9h30min

Chegou a hora de prestigiar quem ajuda a tornar a nossa cidade ainda mais bonita. O Espaço do Artesanato funciona em uma simpática casa no coração de Guapi e reúne alguns dos principais artesãos da região. Sinta-se à vontade para conhecer e prestigiar o trabalho deste grupo repleto de gente talentosa e hospitaleira.
icon-queijo

Encantos do Socavão – 10h15min

Vá com calma durante o café da manhã… Uma mesa com delícias preparadas à base dos alimentos orgânicos cultivados pelos agricultores agroecológicos do Socavão estará a sua espera no alto do lindo bairro Caneca Fina. A comunidade habita nos limites do Parque Estadual dos Três Picos, em uma região também histórica de nossa cidade. Depois de conhecer um pouco mais sobre a localidade, participe de uma divertida e bela caminhada juntamente com os agricultores.
icon-climb

Trilha do Jequitibá & Colheita da Banana - 11h

Que tal fecharmos nosso roteiro com um abraço coletivo em um dos jequitibás centenários que ajudam a embelezar ainda mais a nossa Mata Atlântica? No meio do caminho, uma parada para a colheita da banana. Se tiver sorte, verá animais silvestres como gambás, bichos-preguiça, pássaros e primatas. Sem contar o visual esplendoroso e único da Serra dos Órgãos.
icon-recep

Retorno para o hotel - 12h

icon-sol

Tarde

Quem leva

GuapimirimTur
Rua Comandante Barcelar, 519 – centro
(21) 98827- 5699
contato@visiteguapimirim.com
www.visiteguapimirim.com.br/circuito-rural

Galeria de fotos