Ipiabas – Barra do Piraí

Um destino perfeito para quem deseja fugir da rotina na cidade
grande e se render à calmaria de um recanto charmoso e sossegado.

Bem pertinho do Rio de Janeiro, Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, é um lugar para relaxar e curtir as histórias da região. Já no caminho, cortando a serra e as matas desse lugar, você se depara com um visual deslumbrante a 750 m de altitude, joia que conserva as características rurais do Vale do Café.
Ah, e o café… Sinta o aroma e aprecie uma xícara dessa bebida brasileiríssima, tudo acompanhado por uma boa proza da nossa gente acolhedora.
Conheça o Circuito de Turismo Rural e encante-se com a história e a natureza de encher os olhos. Aqui, fazendas antigas preservam a memória da região e reservam verdadeiras iguarias. Impossível não se apaixonar pela deliciosa comida que só o fogão a lenha faz e não relembrar do passado com doces caseiros com sabor de infância.
Explore novos cenários e experiências nesse roteiro com clima de paraíso, cheiro de serra e cultura que dá gosto. Uma viagem com destino à tranquilidade que tempera a vida!

Circuito de Turismo Rural de Ipiabas – Barra do Piraí

Um novo olhar sobre um velho conhecido

1 Noite & 2 Dias

icon-checkin

Check-in no hotel

icon-recep

Recepção de boas-vindas

icon-sol

Jantar em restaurante Bistrô do Empório dos Arcos

Especialidade bacalhau
icon-sol

Manhã

icon-cafe

Café da Manhã na pousada

icon-climb

Atividades ao ar livre - Opções de trilha:

icon-climb

Trilha Pedra do Gavião

Do alto dos seus mais de 100 metros, o visitante tem uma visão panorâmica do espetacular relevo local. A estrada reserva muita história e uma natureza deslumbrante, como a caixa d’água e o túnel (datado de 1883) da antiga estrada de ferro que ligava Ipiabas a Minas Gerais e a flora de Mata Atlântica. A subida rumo ao topo da pedra leva cerca de 40 minutos desde a base.
icon-climb

Trilha Cachoeira da Floresta

Desde o início do percurso, são 6 quilômetros em estrada de terra, com vegetação ao redor composta por árvores de grande porte, até chegar à imponente cachoeira formada pelo Rio das Flores, com 75 metros de extensão, com quedas d’água e várias piscinas naturais.
icon-sol

Tarde

icon-food

Almoço livre - Fazenda São João da Prosperidade

Fazenda São João da Prosperidade – Já imaginou ser recebido por uma “sinhazinha” que apresenta sua fazenda, curiosidades e histórias, com direito a uma refeição com ares da roça? Isso é possível na visita à Fazenda Prosperidade. Por cerca de 2 horas, a proprietária Magid Breves, vestida de “Sinhá” Luisinha, envolve cada convidado em ares do passado, apresentando detalhadamente a imponente construção do século 19, composta por 15 quartos, 6 salões, pátio interno, cozinha, terreiro de café e uma linda capela. A fazenda ainda é produtiva e grande parte da renda é revertida na conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
icon-food

Jantar em Restaurante Forte das Massas

Trio de entradas regionais/prato de gastronomia regional tilápia,
feijoada de tropeiros e massas /doçaria regional.
icon-sol

Manhã

icon-cafe

Sítio SabiáCafé da Manhã na pousada

icon-montain

Do cafezinho ao cafezal

Inicie a visitação no Ipiabas Shopping com a degustação de café e siga até a Fazenda Santa Rita para conhecer todo o processo de plantio e colheita do café, com a história envolvida nesse processo.
icon-montain

Trilha do Café (baixa dificuldade)

Localizada na Hospedaria Abbud & Fernandez, a Trilha do Café situa-se em meio a Mata Atlântica. A trilha é curta, com cerca de aproximadamente 600 metros e nos leva ao alto da propriedade. Ao longo da trilha podem ser observados uma grande variação de vegetais como quaresmeira, abacate, pitanga, morango silvestre, cactos macarrão pendendo das árvores, a pindaíba com caule descamante vermelho, bambu, samambaiaçu, bromélias, pau-jacaré, carqueja, maria sem vergonha, jerivá, candeia, alguns pés de café remanescentes e embaúbas, que oferece o mais cobiçado alimento aos inúmeros jacus que se misturam as sabiás, viuvinhas, canarinhos da terra e as alegres maritacas. E chegando lá no topo, a recompensa… um belo espaço propício a um agradável e inusitado piquenique, além da vista parcial da vizinhança da Hospedaria, encoberta pela Mata Atlântica regenerada.
icon-food

Almoço opcional à definir

icon-sol

Tarde

icon-comprar

Tour de Compras

Além do seu perfil rural com suas diversas fazendas e trilhas, Ipiabas conta com inúmeros empreendimentos para que você possa degustar um café especial, queijos, chocolates e ainda adquirir artesanatos de altíssima qualidade para levar como lembrança em seu retorno.
icon-checkin

Check-out

icon-atrativos

Outros
Atrativos

Com paisagens de rara beleza e os mais variados níveis de dificuldade, as trilhas agradam a toda a família. Início em frente à banca da Praça Irineu Mendonça, localizada às margens da RJ-137.

icon-montain

Check-out

Uma aventura inesquecível em contato direto com a Mata Atlântica. Contemple a natureza enquanto
a adrenalina está a mil em meio as trilhas radicais escondidas num passeio de Jeep pela região.

Quem leva

Didu Offroads Ipiabas
(Passeios de jeep e apoio para esportes de aventura com veiculo 4 x 4)
(jeep trips and support to adventure sports with 4 X 4 vehicle)
Rua Sérgio Barbosa Werneck, 88 – casa 1
(24) 99267-9524 | (24) 2401-8512
jeep.didu@hotmail.com facebook.com/didu.carraca

Receptivo do Vale do Café
Rua Coronel Cristiano Rocha, 100 – Praça Irineu Mendonça
(24) 2437-1420 | (24) 99955-0302
Augusto: (24) 99955-0302
augusto.marques@ig.com.br
Eduardo: (24) 99267-9524
jeep.didu@hotmail.com receptivovaledocafe@gmail.com contato@receptivovaledocafe.com.br www.receptivovaledocafe.com.br www.rvcturismo.com.br facebook.com/receptivovaledocafe

Hospedaria Abbud & Fernandez
Rua Lourival de Oliveira, 760 – Centro
(24) 99967-0758
rosangelabbud@hotmail.com
www.hospedaria.visiteipiabas.com.br
Instagram: @hospedariaabbudfernandez

Galeria de fotos